EB Arte Xamânica é um estúdio que produz uma colecção de instrumentos e elementos sagrados, principalmente em torno da medicina do tabaco, produzidos pelo seu mestre artesão, Eduardo Benko. Valorizamos acabamentos de alta qualidade, originalidade e total funcionalidade para a consagração.

Nas palavras do próprio artista: “O meu respeito pela medicina do tabaco é enorme e remonta a anos da minha vida. Desde que fui apresentado a ela, há pelo menos dez anos, quando ainda vivia em São Paulo, procurei sempre criar as minhas próprias ferramentas de aplicação. A técnica dos instrumentos evoluiu, utilizando inicialmente o bambu como matéria-prima. A partir dos primeiros exemplares de bambu e de durepox, com a forma simples de “v”, melhorei-os para modelos mais elaborados e robustos, deixando de lado a agressividade visual da durepox para que o resultado fosse o mais natural e orgânico possível. Os meus kuripes e tepis foram inicialmente produzidos apenas para uso pessoal ou para dar a um amigo, no máximo venderia um ou outro a alguém que fosse muito insistente, mas quando a pandemia veio e virou a sociedade de pernas para o ar, vi e senti o quanto o mundo precisava para curar e voltar a ligar-se à natureza. E com isso, sentindo o meu dever de ajudar e ser um pequeno canal de cura para chegar às pessoas, nasceu o estúdio EB Arte Shamanic.

E assim, inserido no meio da Mata Atlântica em Paraty, com imensa gratidão ao pai do tabaco e infinito respeito pelos povos indígenas, o estúdio EB Arte Xamânica pretende levar o poder da floresta a todo o Brasil – e ao mundo – que a procuram, porque “A cura está na reconexão com a natureza”.

Eduardo Benko, a alma artística do estúdio, dedicou grande parte da sua vida a trabalhar com vários materiais nobres, e na última década especializou-se na fabricação de instrumentos para a aplicação de medicamentos xamânicos, especialmente o rapé. Respeitando a tradição ancestral indígena, mas utilizando ferramentas e técnicas modernas, sempre procurou criar um instrumento de sopro perfeito. E isto só foi possível graças ao profundo conhecimento do artista sobre a medicina do rapé e os princípios físicos que devem ser tidos em conta na sua aplicação.